Quanto custa para fazer uma Piscina em casa?

Vem chegando o verão, sol, praia, amigos e muita diversão e que nos lembra bem de como é bom o Verão! Mas quando o calor está insuportável, as praias e clubes lotados, logo pensamos, preciso ter uma Piscina em casa!

Quantos de nós já não nos pegamos pensando desta forma! Se não todos, uns 50% das pessoas, com certeza, é um lazer refrescante e divertido entre amigos e familiares, e melhor, sem a necessidade em sair de casa, principalmente neste momento de Pandemia.

Sabemos que por décadas é um dos maiores sonhos de muitas famílias, porque vai até além do lazer, para alguns chega a ser sinal de status.

Mas ter um Piscina em casa requer alguns cuidados, a fim de evitar dores de cabeça.

Muitos que já possuem uma piscina em casa, sabe que além da limpeza da piscina, é necessário ter uma empresa de confiança para a manutenção da piscina, para que você e sua família possa usufruir sempre deste lazer de forma segura e tranquila, sem riscos a saúde de quem irá usufruir, isto sem dúvida fará a diferença na hora de aproveitar destes momentos em família, seja ela uma piscina de concreto e azulejo, uma piscina de vinil ou piscina de fibra.

E que é preciso para construir uma piscina?

Alguns pensam que contratar um pedreiro experiente seria o suficiente para fazer uma piscina, mas na verdade é necessário muito mais, é necessário ter um projeto arquitetônico de piscinas, que inicia com a contratação de um engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada em construção de Piscinas, que avaliará desde o local onde será instalado, o tipo de piscina, o tipo de material, etc., ou seja, se será uma piscina de alvenaria, piscina de fibra, piscina de vinil, ou a que melhor atende a família e as pessoas que usufruirão deste lazer, resumindo será de fato de acordo com o gosto e o bolso de cada pessoa.

A Piscina de concreto armado ou alvenaria tem um custo mais alto para ser construída, devemos pensar que uma Piscina nada mais é que um reservatório de água, necessitando ser feita de forma correta, e ter um engenheiro ou arquiteto responsável, podendo até criar uma piscina personalizada, de acordo com o gosto pessoal, para aqueles que desejam um projeto único e pessoal, podendo ser feita em vários tipos de modelos, tamanhos e formas, neste caso esta seria a melhor indicação.

E quais os tipos de Piscinas que existem no mercado? Existem 3 tipos mais comuns de piscinas e o que vamos falar aqui:

Piscina de Concreto Armado

A piscina em concreto armado é a mais difícil sua execução, sendo necessário e fundamental um projeto assinado e acompanhado por um engenheiro ou arquiteto, porque possui elementos mais complexos em sua execução, é caracterizada por ser construída em uma forma recheada com concreto e ferragens, com a hidráulicas e elétricas embutidas, podendo fazer no formato desejado, criando uma caixa monolítica a fim de evitar o seu deslocamentos com as movimentações da terra, é uma piscina com elevada resistência mecânica e durabilidade, ficando uma piscina moderna, resistente e personalizada, projeto utilizado principalmente em piscina de grande porte, onde como em qualquer piscina é necessário seguir as normas técnicas brasileiras ABNT NBR 10339 – Projeto e Execução de Piscina para uma construção que atenda a necessidade e o propósito dos usuários com total segurança e com atenção inclusive para o Projeto de Lei (PL 162/07), em tramitação no Congresso Nacional, cuja finalidade é aumentar a segurança em piscinas de grande porte.

Piscina de Alvenaria

A piscina de alvenaria é um pouco mais simples e com uma estrutura menos resistente do que a piscina de concreto armado, porém sua durabilidade pode ultrapassar mais de 25 anos, claro sempre observando e fazendo a manutenção com um bom profissional. Para fabricar uma piscina de alvenaria, você também precisará de um engenheiro especializado em fabricação de piscinas, que irá desenvolver um projeto de piscina de alvenaria conforme seu gosto, necessidade e condições financeiras.

Mas basicamente a piscina de alvenaria é feita em uma parede em alvenaria, ou seja, com tijolos, blocos, tijolos cerâmicos, concretos estruturais, vigas, fazendo colunas, as tubulações de piscina, mas sendo mais simples e um pouco menos resistente do que a de concreto armado.

Após a construção estrutural, a piscina de alvenaria é impermeabilizada, revestidas com azulejos, pastilhas, fibra, vinil e por último se utiliza o rejunte para vazamento de piscina, que evitará ter problemas de vazamento de piscina de alvenaria e finalizando o projeto.

Fazendo a manutenção corretamente você e sua família poderá usufruir de muitos e muitos anos de uma piscina. Devemos nos atentar quando baixar o volume de água da piscina, neste caso é importante realizar os testes ou chamar uma empresa especializada em caça vazamento de piscina.

Sabemos que com o passar dos anos existe um desgaste e em algum momento poderá apresentar pequenos problemas, e ninguém quer transtorno com uma piscina de alvenaria vazando, por isto sempre que perceber que a piscina baixou o volume de água, fique atento, mas lembre-se é normal perder de um pouco de água na piscina, tanto por respingos como parte pela evaporação de água de uma piscina, comum na mudança do estado liquido para o estado gasoso, não sendo perceptível visivelmente.

Piscina de Fibra de Vidro

Conhecida como Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV).

A Piscina de Vidro já é feita de polímero composto por grupos de filamentos de vidros e resinas de poliéster, onde o material é aquecido até ficar em estado líquido, depois passa através de furos extremamente finos, que são depositados em módulos pré-fabricados, resultando em peças única e que possuem longa duração, um material resistente, durável e de alta qualidade.

A Piscina de Vidro já é feita de polímero composto por grupos de filamentos de vidros e resinas de poliéster, onde o material é aquecido até ficar em estado líquido, depois passa através de furos extremamente finos, que são depositados em módulos pré-fabricados, resultando em peças única e que possuem longa duração, um material resistente, durável e de alta qualidade.

Uma vantagem por ter a superfície lisa, é que são mais fáceis para limpar e mais difíceis de concentrarem os fungos, bactérias e sujeiras, porém caso tenha um vazamento na estrutura, a parte danificada ficará com um discreto remendo, no caso se for um pequeno vazamento.

Agora vamos passar algumas dicas, e você mesmo saberá como fazer o teste de piscina vazando.

Poderá fazer alguns testes e aprender como detectar vazamento em piscina. Então antes de chamar uma empresa especializada em vazamentos de piscinas, realize algumas dicas simples para achar vazamento em piscina de alvenaria. Primeiro teste deve ser visual, inicie por um processo bem simples, fazer uma marcação no skimmer, e pra quem não conhece o que é o skimmer, vamos dar uma breve explicação, o skimmer é um equipamento que ajuda a filtrar a água, aspirando e evitando que insetos, folhas, cabelos entre ou fiquem na superfície da água, ele também tem a função de controlar o nível da água afim de evita transbordamentos.

Vamos ao passo a passo para descobrir vazamentos em piscina de alvenaria:

1º passo – Observar se a água da pisciana tem diminuído o seu volume a cada semana, marque na altura do skimmer com uma fita ou faça o teste do balde, coloque um balde com um tijolo dentro para estabilizar em um dos degraus, e encha com água correspondente ao mesmo nível de água da piscina, marque com uma fita, exatamente como mostra na figura abaixo:

1º passo – Observar se a água da pisciana tem diminuído o seu volume a cada semana, marque na altura do skimmer com uma fita ou faça o teste do balde, coloque um balde com um tijolo dentro para estabilizar em um dos degraus, e encha com água correspondente ao mesmo nível de água da piscina, marque com uma fita, exatamente como mostra na figura abaixo:

Aguarde 2 a 3 dias, e volte a verificar o nível de água, se houve alteração na marcação, se o nível de água do balde estiver mais alto e o da piscina baixou mais de 6mm por dia de teste, tem vazamento de água na piscina, realize o primeiro teste com a bomba ligada e depois se houve baixa de volume de água na piscina realize um novo teste com a bomba desligada.

2º Passo – Verifique se a rachaduras na estrutura da piscina, se a sua piscina estive cheia, somente faça o teste do mergulho se você possui experiência e com equipamentos de segurança próprios de mergulho, caso contrário, chame um especialista em vazamento de piscina.

A Hayato Caça Vazamentos de Piscina, atua no mercado a alguns anos, e possui equipe técnica especializada e experiente em localizar vazamentos em piscina, nós localizamos a causa do vazamento, com equipamentos modernos e testes, tudo de forma transparente e explicando todos os procedimentos a cada passo, E após a localização de vazamentos, entramos com o processo do reparo, realizando o conserto submerso de piscina.

Não chame curiosos, chame quem entende e é especializados, chame a Hayato e Resolva no Ato!